sexta-feira, 6 de julho de 2012

Torcedor assassinado em Curitiba: Toppaz se dirige às autoridades e ao povo



No domingo, 1º de julho, um torcedor do Paraná, de apenas 16 anos, foi assassinado numa confraternização entre torcedores da Torcida Fúria Independente (TFI-Paraná) e Torcida Jovem do Sport, uma vez que membros da TJS foram a Curitiba para o jogo Coritiba e Sport. 

No lamento pela morte, a Jovem do Sport publicou uma Nota dizendo estar de luto e atribuindo o homicídio a possíveis torcedores de uma organizada do Atlético do Paraná, conforme se pode ler no blog “Torcidas 24 horas”. Tanto a TFI quanto a TJS clamam por JUSTIÇA. 

A pedido de torcedores que vivem apenas para torcer pelo Clube e não para brigar e nem integrar torcidas organizadas, a Toppaz (Torcida Organizada Pela Paz) se manifesta dizendo que: 

LAMENTA pela família e pelos amigos a morte de mais um adolescente em confusão de torcidas no Brasil e pergunta: Até quando? 

INFORMA ao pacato e acolhedor povo paranaense que o Projeto Toppaz já tentou fazer um trabalho com as maiores torcidas organizadas de Curitiba, mas, estranhamente, não contou com maior empenho delas. 

Assim, em 2011, fizemos contatos por e-mail (sem falar dos telefonemas, pois não é possível comprová-los): a) 19 de julho, com a IAV (Império Alviverde), do Coritiba; b) 04 de agosto, com a TOF (Torcida Os Fanáticos); 15/08, com a Ultras, que assim como a TOF é do Atlético; c) 27/07, TFI (Torcida Fúria Independente), do Paraná, que não respondeu à mensagem. 

O convite da Toppaz diz sempre que grandes objetivos da TOPPAZ são: 

a) Reforçar nos seres humanos torcedores, por meio de textos, palestras, etc., a certeza de que somos todos iguais em nossa natureza humana de filhos de Deus e de irmãos em Jesus Cristo chamados à vida divina pelo Batismo. 

b) Entender que devemos viver respeitando a todos, no dia-a-dia (estudo, trabalho, lazer, etc.), não importa quem seja ele, independentemente do time ou da torcida, salvaguardando sempre o direito à legítima defesa, se injustamente atacado. 

c) Louvar e incentivar as torcidas que, por meio de seus dirigentes nacionais ou regionais tudo fazem para – por meio de contatos sinceros – evitar os confrontos em dias de jogos, seja durante o percurso de ida ou de volta, seja durante a partida futebolística. 

Na prática, a Toppaz pede que em todos os jogos, a Torcida da casa, ou do time mandante, faça – independentemente de rivalidade – contato com a Torcida visitante a fim de combinar a chegada, a estadia e a saída na PAZ. Esse ponto é imprescindível e muito simples, por que as torcidas não fazem? 

PEDE ao povo da próspera Curitiba que exija das autoridades constituídas uma solução para o SÉRIO PROBLEMA DA VIOLÊNCIA ENTRE TORCEDORES DE ORGANIZADAS, que é frequente. PEDE também às próprias autoridades uma ação eficaz. 

Dirigindo-se a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a TOPPAZ confia que esta NOTA será bastante divulgada e atingirá o seu objetivo que é ALERTAR. 

TOPPAZ. Caixa Postal 103. CEP 13900-970. Amparo, SP. Fone (19) 9223 8676. E- mail: toppaz1@gmail.com
Texto escrito por Vanderlei de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário