quarta-feira, 13 de junho de 2012

Federação russa sofre punição por atos violentos de seus adeptos

A Uefa anunciou nesta segunda-feira que as brigas de torcida entre russos e poloneses na tarde nesta terça-feira, em Varsóvia, não sairão impunes. A organização impôs uma multa de 120 mil (cerca de R$ 310 mil) euros à Federação Russa e, caso os torcedores causem mais problemas, a Rússia perderá seis pontos nas eliminatórias para a próxima Eurocopa, em 2016, na França.
Os vândalos russos são acusados de soltar fogos de artifício na partida de estreia da seleção, vencida por 4 a 1 contra a República Tcheca. Contra os poloneses, sinalizadores foram atirados no gramado durante o intervalo no empate em 1 a 1. A perda dos pontos só será posta em prática caso ocorram novos incidentes “de hoje até o final da repescagem das eliminatórias da próxima Eurocopa”.
Na última terça-feira, cerca de cinco mil russos marcharam ao estádio antes do confronto entre Rússia e Polônia - celebrando o feriado de dia nacional do país. O ato, autorizado pela polícia, foi tomado como provocação pelos poloneses por conta dos confrontos históricos entre as nações. Depois de diversos conflitos e cenas de pancadaria entre os torcedores, 24 pessoas ficaram feridas e outras 184 foram detidas.

Poloneses e russos brigaram antes da partida desta terça-feira
Poloneses e russos brigaram antes da partida desta terça-feira
Crédito da imagem: Reuters

"A Uefa condena os incidentes isolados ocorridos ontem (terça-feira) em Varsóvia", apontou a entidade em comunicado. "A filosofia da Uefa é criar um ambiente acolhedor, juntamente com pouca ação da polícia. O foco deveria ser facilitar a diversão nas partidas aos verdadeiros torcedores e isolar a pequena porcentagem de encrenqueiros".


Sinalizador lançado no gramado no intervalo da partida entre Polônia e Rússia
Sinalizador lançado no gramado no intervalo da partida entre Polônia e Rússia
Crédito da imagem: Reuters
Fonte: ESPN.COM.BR
________________________________________________
COMENTÁRIOS:

Caros leitores,

Ainda que rapidamente, escrevo para comentar essa interessante decisão do Comitê de Controle Disciplinar da UEFA. Originalmente se sabe que as penas condicionadas não são novidade na história do órgão disciplinário da UEFA, para tanto, basta ver os artigos já publicados nesse espaço virtual acerca dos problemas que envolveram José Mourinho à frente do Real Madrid, na temporada 2010-11.

Ao contrário do que ocorrera com o treinador luso, no caso em concreto, penso eu, ter sido acertada a decisão imposta. Ao que parece, diante da omissão dos organizadores do futebol (confederações, federações e clubes) para com os episódios de violência cometidos por seus adeptos (se é que assim podemos chamá-los), a única solução para que  tais sujeitos comecem a abrir os olhos para a relevância do certame, principalmente no que se refere ao aspecto social da pena enquanto possibilidade de reeducação dos envolvidos, é sim a retirada de pontos em competições de extrema relevância como a UEFA EURO.

Ou seja, além da punição dos torcedores-infratores (pena impeditiva de comparecimento às praças desportivas onde se realizam competições promovidas pela UEFA), entendeu-se por necessário punir diretamente a seleção com uma perspectiva de dificuldades nos caminhos para classificação e de consequente perda, a longo prazo, de exorbitantes lucros oriundos das premiações por vitórias e títulos, o que como cediço, acabam por movimentar vultuosos valores.

Torço para que condenações desse viés, efetivamente alcancem a repercussão que o caso merece, sobretudo em território brasileiro, haja vista o triste cenário de violência desportiva pelo qual atravessamos. Outrossim, não podemos olvidar que os conflitos gerados por torcedores, certamente foram e continuam infelizmente a ser potencializados pela omissão na prevenção, por parte dos efetivos de segurança, dirigentes, políticos, ministério público e por que não dizer, de determinada parcela dos meios de comunicação.

Por fim, vale lembrar que a decisão levou em consideração os incidentes entre torcedores russos e stewards durante a partida contra a República Tcheca, válida pela 1a rodada da UEFA EURO 2012. O vídeo dessa confusão pode ser visto abaixo:


Abraços!
FELIPE TOBAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário