segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ribeirão Preto à espera de mortes entre torcedores?


            Ribeirão Preto à espera de mortes entre torcedores?

        Os acontecimentos lamentáveis no último clássico ComeFogo, em Ribeirão Preto, na semana retrasada, sugerem alguma reflexões.

        Da parte do Projeto Toppaz (Torcida Organizada Pela Paz), há o pedido de reunião pela Paz desde julho de 2011 e que apenas a Torcida Mancha Alvinegra (do Comercial) respondeu positivamente assinando um termo de compromisso que, com altos e baixos, parece estar sendo seguido com bons resultados. A Batalhão ainda não respondeu.

        Da parte das torcidas do Botafogo, tivemos grande interesse inicial da Fiel Força Tricolor, FFT, mas não conseguimos contato com a Torcida Kamikaze Tricolor, TKT, a não ser agora, por meio de um integrante de TUE (Torcida Uniformizada Esquadrão), do XV de Piracicaba. No entanto, não recebemos resposta ao e-mail enviado.

        Cumpre dizer, no entanto, que, com o passar dos dias, a FFT foi diminuindo o contato e não assinou nenhum termo de Paz que se fazia necessário para o bom andamento das atividades. Todas as tentativas de contatos via telefone, e-mail, facebook com o presidente da FFT foram em vão. Só depois do vergonhoso incidente no ComeFogo é que ele respondeu-nos pelo facebook para dizer que tem, sim, interesse pela Paz, mas não agora, pois está em campanha eleitoral: é candidato a vereador.

        Devemos, contudo, dizer que isso nada justifica, por duas razões: a) o convite para a Paz não é de agora, mas está sendo feito seguidamente há mais de um ano; b) a candidatura seria mais um motivo para se interessar pela Paz, afinal o político há de trabalhar pelo bem do seu povo, começando em seus meios.

        Ao contrário do presidente, porém, que diz querer paz, mas não age junto à Toppaz, alguns membros da FFT foram mais longe. Chamaram-nos de “oportunista” e mandaram um pesado recado “O Sr. [Vanderlei] não é bem-vindo” em Ribeirão. Daí a conclusão: se levamos a Paz e não somos acolhidos, o que querem, a guerra com os rivais? E mais: por que o presidente fala de Paz e alguns associados postam esse ódio à Paz? Quem mente? Ou quem desmente quem?

        Parece ficar claro que, pelas letras agressivas da torcida e pelos “recados” enviados à Toppaz, a FFT não é a torcida dos sonhos como a “propaganda” de alguns membros (nem todos, ainda bem!) faz aparecer aos ribeirãopretanos. Nem pano branco estendido (como depois de uma rebelião em presídio) engana mais o brasileiro esperto.

        Daí o URGENTE pedido para que a Federação Paulista de Futebol, a Polícia Militar, o Ministério Público, os Dirigentes dos Clubes locais, os Patrocinadores, os Candidatos a prefeito e/ou a vereador, exijam providências rápidas dentro da Lei e da Ordem contra essa ameaça que pesa sobre a querida cidade de Ribeirão Preto.
  
       Se não buscarem os responsáveis pelo tumulto, sejam de quais torcidas forem, as autoridades perderão ainda mais o crédito ante a violência no futebol que aumenta a cada dia por descaso para com os violentos que das letras estúpidas passam a ações criminosas dentro e fora dos estádios.                                                   

        Assim, o vanguardista Estatuto do Torcedor há tempos vem sendo ultrajado em seus objetivos por episódios como esses, que não só refletem a condenável busca incessante pela violência entre torcedores, mas, igualmente, o despreparo e o inconcebível descaso de todos os sujeitos envolvidos na organização do maior patrimônio cultural imaterial brasileiro: o futebol!                                                                                

         Não custa lembrar que, uma vez não tomadas as devidas providências, as torcidas organizadas podem vir a ser impedidas de adentrarem nos estádios, e, caso ocorram danos e outros prejuízos junto aos torcedores em geral, os organizadores haverão de responder a inúmeras ações judiciais, bem como sujeitarem-se, de acordo com a relevância do caso em concreto, a sofrerem pena de destituição de seus respectivos cargos.

        Com a palavra quem de direito, mas, ao contrário do pensamento do presidente da FFT, não esperem passar as eleições. Ajam IMEDIATAMENTE, antes que mortes aconteçam na cidade.                                                                               
      
      Aos pais fica o alerta a respeito de filhos menores de idade: não os autorizem a frequentarem as torcidas enquanto elas não tiverem acordos verdadeiros de Paz e denunciem qualquer coisa errada que notarem nesse meio, pois muitos vão até algumas dessas agremiações, ficam iludidos com o que veem e se voltam contra tudo e todos a fim de xingarem, matarem ou morrerem pelo seu time ou sua torcida. Isso é absurdo!

      Felipe Bertasso Tobar, auditor-presidente da Justiça Desportiva do Futebol de Joinville; 
      Vanderlei de Lima, coordenador do Projeto Toppaz.

36 comentários:

  1. PAZ? Se faz por atitudes como sempre vem sendo feita, não por um acordo oportunista!
    Se preocupam com torcidas de menos porte por não serem nem reconhecidos pelas grandes. Mostrem alguma capacidade e mostrem que todo esse projeto vale a pena através de grandes torcidas. Caso contrario, isso é tudo papo furado!

    ResponderExcluir
  2. VAIII TOMA NO CU, SE FOSSE A MANCHA JA TINHA SIDO PUNIDO A MUITO TEMPO, CADE A PUNIÇÃO DA FFT E DA TKT? CADEEEEE CADEE? AA ESQUECII, TORCIDA ENVOLVIDA COM POLITICAAAA COSTA QUENTEEE... VAAI TOMA NO CU,QUE JUSTIÇAAAA É ESSA?

    ResponderExcluir
  3. Em respeito a toda família Botafoguense a Fiel Força Tricolor estendeu uma faixa totalmente branca simbolizando e propagando a PAZ...
    Algumas situações indesejadas sempre acontecem, mas nós estamos aqui para provar que o caminho mais correto é sempre a PAZ!!
    Boa noite nação tricolor, que a semana de todos seja de muitas realizações!!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=348056218614805&set=a.348055481948212.84323.126355227451573&type=1&relevant_count=1

    ResponderExcluir
  4. Atitudes como a de cima... ninguém elogia...
    Vão a merda!!

    ResponderExcluir
  5. Atitudes como estender a faixa branca e algumas outras que faz,ninguem elogia...
    Vão todos pra PQP!!!

    ResponderExcluir
  6. PAZ É O CARALHO PAU NO CU DA MANCHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mete a cara arrombado, tricobixa do caralho, so fala faz porra nenhuma, torcida de RECREACAO..

      Excluir
    2. bom eu conheço o Vanderlei ele é muito gente boa foi sempre bem recebido aqui..A mancha é guerreira a mais temida,eu visto a camisa e devendo a bandeira porque o verde e braco corre o sangue em minhas veias ...

      Excluir
  7. Sabe o que eu acho engraçado? gente pra criticar as torcidas organizadas quando tem algum tipo de briga dentro do estadio tem de monte, inclusive jornalistas, blogueiros e entre outros,só que os mesmos jornalistas e blogueiros que criticam não vão acompanhar os trabalhos sociais que as torcidas fazer...ai eu fico me perguntando o por que disso?mais ao mesmo tempo que me pergunto isso,eu automaticamente ja me respondo, por que eles não tem tempo pra isso, ou a materia não é tão interessante, pois foi isso que eu ouvi de uma jornalista muito bem conhecida ai na cidade de ribeirão preto quando a convidei pra ir fazer uma materia de pascoa em um abrigo com crianças carentes, a resposta da jornalista foi que a materia não seria muito interessante e que eles não davam muita prioridade pra esse tipo de materia, o mais engraçado é que quando acontece um episodio igual aconteceu no ultimo come fogo NINGUEM preciso ligar pra jornalista, blogueiros pois eles ja estavam ali prontinhos com suas maquinas fotograficas, celulares da ultima geração pra jogar na rede tamanho vandalismo aconteceu no ultimo come fogo...agora meu amigo Felipe Tobar eu te pergunto, porque o mesmo não vai fazer essa mesmo analise critica das torcidas maiores da capital?é bem mais fácil falar da torcida do interior né?! Mais tenha certeza de uma coisa,nós que fazemos parte da torcida organizada, somos os mais interessados que tenha PAZ NOS ESTADIOS,pois quem sabe assim vocês jornalistas e blogueiros passam a ter mais um pouco de respeito por nós torcedores, e tiram essa pessima imagem que os mesmo criaram que torcedor que faz parte de torcida organizada é marginal,vagabundo e desocupados...Então Caro amigo Felipe Tobar diferente de uns e outros gostaria que não generalizasse quando o mesmo diz:(pois muitos vão até algumas dessas agremiações, ficam iludidos com o que veem e se voltam contra tudo e todos a fim de xingarem, matarem ou morrerem pelo seu time ou sua torcida. Isso é absurdo!)Pois nem todo mundo esta lá pra matar ou pra morrer, estamos la pra incentiva os 90 minutos,pra gritar numa só voz num só amor...Então cuidado com as palavras pois amanha pode ser um filho seu la no meio....Fica uma dica, ao invés de ficar fazendo só noticia que degrinam a imagem das torcidas, perca 5 minutos d seu tempo e vá ate uma ação social das torcidas, em um momento de confraternização das torcidas, só assim o mesmo poderá verificar os dois lados da moeda, e assim pode julgar o criticar da forma que quiser, pois mostra só o lado podre da laranja é muito mais fácil né?!Mais fica a dica ai! Paz nos estadio TE AMO TRICOLOR!

    ResponderExcluir
  8. Entendo que o referido “acordo de paz” já está firmado, tacitamente, por qualquer cidadão brasileiro submetido as leis civis e criminais. Ora, a lei criminal já não prevê a proibição de atos de violência? A lei civil já não determina que aquele que causar danos deverá indenizar? Assim, qual a utilidade do referido “acordo de paz”?
    Esse acordo de paz nada mais é que “chover no molhado”. Todos conhecem (ou deveriam conhecer) os limites da lei e as consequências de eventual transgressão.
    Ainda, como se pode afirmar que a “violência” surge exclusivamente de integrantes de torcidas organizadas???
    Acho que as torcidas organizadas não deveriam assinar qualquer “acordo de paz” sob pena de, desta forma, admitir que toda a violência é causada única e exclusivamente por membros desta torcida.
    Entendo que esse tal “acordo de paz” poderia facilmente ser substituído por uma “melancia no pescoço”.
    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  9. pra mim esse cara é um pau no cú... fdp

    ResponderExcluir
  10. Mais uma materia oportunista ? A TUE que ajudou o contato ???? Mas a briga foi motivada por integrantes da TUE ! Quanto oportunismo !!!! Quero ver o trabalho apresentado nas grandes torcidas. Pq nào tem nenhuma torcida da capital ? Está querendo ganhanr ibope no interior ? pq ?

    ResponderExcluir
  11. Mais um otário fracassado que usa de degrau algo ESPORADICO que acontece em meio á algo.
    é lamentavel ver gente assim atuando a fim de manipular, pesuadir e galgar ventos em que nao se pode rumar sozinho..

    ridiculo !

    Frequente T.O, saiba o que são, como se estruturam e como vivem antes de vomitar palavras compradas em universidade, descritas de forma rude, pífea e inerente a situação.

    tenho dito !

    IGOR BARIZZA!!!

    ResponderExcluir
  12. Matéria completamente distorcida dos fatos e acredito eu "comprada" por alguém . Quam conhece a Fiel força tricolor sabe que é sim uma torcida familiar. Não sou da FFT mais conheço muitas pessoas que são e posso afirmar que o lema da torcida sempre foi apoio incondicional ao Botafogo e construir amizades ao longo dos tempos. MATÉRIA COVARDE QUE INFELISMENTE NÃO QUER OUVIR O OUTRO LADO DA HISTÓRIA.

    MAYKELL

    ResponderExcluir
  13. Querem a Paz definitiva?
    Acabem com essa palhaçada de torcidas organizadas. Elas só servem pra aglutinar bandidos.

    ResponderExcluir
  14. Pau no cu dos tricoBixa torcida de recreacao fala demais faz de menos, tao querendo bancar os malandro agora recusando a toppaz mas nao faz porra nenhuma de violencia, tudo pau no cu, esse trinadade cusao so presta pra apanhar e levar ponto na cara

    ResponderExcluir
  15. Pau no cu dos tricoBixa torcida de recreacao fala demais faz de menos, tao querendo bancar os malandro agora recusando a toppaz mas nao faz porra nenhuma de violencia, tudo pau no cu, esse trinadade cusao so presta pra apanhar e levar ponto na cara

    ResponderExcluir
  16. ESSE PROFESSOR ESTÁ PERDENDO A CREDIBILIDADE DE UM TRABALHO SÉRIO QUE É O DA TOPPAZ, PERDE A CREDIBILIDADE POR NÃO ESTAR AO LADO DAS TORCIDAS PARA AJUDAR NA PAZ NO DIA A DIA, TENTA SE PROMOVER EM CIMA DE ACONTECIMENTOS NEGATIVOS E NÃO DÁ FORÇA AS BOAS AÇÕES.

    PARA ELE SÓ VALE O ESTUDO DELE, AS CONVICÇÕES DELE E TODO PROBLEMA DAS ORGANIZADAS, SÃO OS CANTICOS QUE PROMOVEM AS BRIGAS. TUDO O QUE AS TORCIDAS TRABALHAM PRA COMBETER A VIOLÊNCIA NÃO VALE NADA SE NÃO TIVER UM TERMO TOPPAZ ASSINADO.

    UMA OBSESSÃO E PREPOTÊNCIA EM PENSAR QUE SÓ SEUS ESTUDOS ESTÃO CERTOS, MAS ESQUECE DE DIZER QUE RECUSOU O CONVITE DO PRESIDENTE DA FFT, EM CONHECER O TRABALHO EM RIBEIRÃO PRETO, DISSE QUE SÓ VIRIA DEPOIS DE TUDO ASSINADO, OU SEJA , QUER ENFIAR GOELA ABAIXO UM PRATO PRONTO COMO SE AQUI FOSSEMOS ANALFABETOS OU PESSOAS FÁCEIS DE MANIPULAR, COMO SE NÃO TIVESSEMOS O NOSSO TRABALHO E NOSSOS IDEAIS.

    NÃO TEM NENHUMA HUMILDADE EM QUERER CONHECER COISAS NOVAS, EXPERIENCIAS BEM SUCEDIDAS, APOSTA APENAS NOS SEUS ESTUDOS E SUAS CONVICÇÕES.

    VIVE DIZENDO QUE NÃO RETORNAMOS CONTATO, MAS TODOS DE TORCIDA SABEM, QUE ELE NOS LIGA EM HORÁRIOS IMPRÓPRIOS, FERIADOS A TARDE, SÁBADO 1/2 NOITE, DOMINGO 7 DA MANHÃ, E NOS TRATA COMO SE VIVESSEMOS SÓ PRA TORCIDA, NÃO ENTENDE QUE TEMOS COMPROMISSOS, FAMILIA, TRABALHO, ESPOSA E FILHOS PRA CUIDAR, QUER SEMPRE QUE ESTEJAMOS A DISPOSIÇÃO DELE NA AGENDA DELE, NA FORA DE MÃO AMPARO, E NUNCA PODE, ELE , ESTAR PRÓXIMO DAS TORCIDAS, A NÃO SER QUE AS TORCIDAS SIGAM SÓ O QUE ELE ACHA CERTO.

    EU SOU UM ADMIRADOR DA TOPPAZ E DOS ESTUDOS DO PROFESSOR VANDERLEI, MAS VEJO QUE A CADA DIA ELE ESTÁ MAIS SOZINHO, E MAIS DISTANTE DAS TORCIDAS, E JUSTAMENTE PELO SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO DE PENSAR QUE SÓ ELE TEM RAZÃO E NISSO SE PASSAR ALGUMAS VEZES POR OPORTUNISTA, COMO MUITOS ESCREVEM.

    ANDRÉ TRINDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já perdeu a eleição com essa ideinha ai mano

      Excluir
  17. QUEM TEM CU TEM MEDO!!!!! PQ NÃO VAI ATRÁS DA MANCHA ALVI-VERDE QUE FEZ QUEBRA QUEBRA NO PACAEMBU...INVADIU RESTAURANTE DO FRIZZO...E QUE BROU TUDO....AHHHHHHHHHHH...PQ LÁ O CHICOTE ESTRALA...LÁ ELE QDO CHEGAR NA ESQUINA SERÁ RECEBIDO COM SARAVAIDA DE CABO DE VASOURA!!!!! QUERER APARECER EM CIMA DAS TORCIDAS DO INTERIOR É FÁCIL!!!!! MAS SAIBA QUE NO INTERIOR TEM SANGUE RUIM ASSIM COMO NA CAPITAL!!!! O SR DEVERIA SE CHAMAR APARECIDO...E NAO VANRDERLEI!!!! VÁ DAR A SUAS AULAS!!! E ESQUEÇA DAS TORCIDAS DO INTERIOR!!!! NÃO PRECISAMOS DE VOCÊ E DE SEUS DESSERVIÇOS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se liga nem sabe o quei é vassora e paga de loko, se cria ai depois fala da manchaverde, aqui é DUG sempre hamas nas pista desde 1983, não tem pra alemão de riberão jamais

      Excluir
  18. CARACAS, NUNCA ACONTECEU NADA. E AGORA ESSE CARA VEM FALAR Q JÁ CORREMOS RISCO DE MORTE EM RIBEIRÃO PRETO? VAI SE FERRAR, FOI UM CASO ISOLADO.

    E É VERDADE, POR QUE NÃO VAI ATRAS DA MANCHA VERDE? VEM ENCHER O SACO DO INTERIOR? SEMPRE É AS TORCIDAS DA CAPITAL QUE APRONTAM E A GENTE Q SE FODE. QUE NEM O FATO DE HJ SER PROIBIDA A ENTRADA DE SINALIZADORES, BANDEIRAS COM MASTROS, BEXIGAS E ETC.

    ResponderExcluir
  19. O que é toppaz mesmo? nunca ouví falar, nunca ví nenhum projeto que realmente fizesse a diferença. Palavras totalmente sem nexo...
    Se um dia ele vir conhecer a FFT... Isso tá sendo um grande desrrespeito, principalmente a todas as familias que frequentam a torcida.

    ResponderExcluir
  20. Não incitamos violência, não promovemos guerra, não fazemos badernas e não criamos desordem.
    A prova disso: Nenhum membro da torcida banido de frequentar estádio ou sendo investigado. Outra prova: ha anos a torcida não sofre nenhuma punição, como não entrar com faixas, instrumentos, bandeiras. Essa matéria é totalmente contraditória e caluniosa a todas as ações da torcida. Ao invés de ajudarem as torcidas, vocês são mais um grupo que querem acabar com elas. Nos respeitem, esse é o primeiro caminho para a paz!!

    Fabiano Brandeker

    ResponderExcluir
  21. pau no cu de quem escreveu isso,otário

    ResponderExcluir
  22. Contato via e-mail, telefone, facebook ??? Ah, só pode tá zuando né.
    Por que nunca chegaram na sede das torcidas pra falar com os respectivos presidentes ?
    Dizem lutar pela paz, mas não movem uma palha.
    Ou vocês são tão burros a ponto de achar que assinar um simples contrato vai mudar a realidade do dia pra noite ?
    Não seja ingênuo, caro representando da Toppaz.
    Você nem simplismente conhece os reais motivos das brigas, Você nunca esteve envolvido em nada, como fala com tanta autoridade ?

    "Se queres a paz, prepara-te para a guerra."

    ResponderExcluir
  23. Quem esteve no Estádio Palma Travassos sabe o que aconteceu. Definitivamente o professor está zangado com a FFT por não ter aderido à iniciativa dele. Mas a FFT é sim um exemplo de T.O. Sou um homem casado e pai de três filhos. Já levei minha esposa e filha para eventos da FFT pois é um ambiente familiar, onde não entra droga nem armas (muito diferentemente de outras T.O.s).
    O problema no comefogo foi provocado pelos membros (bandidos) da TUE que foram levados pela TKT.
    A verdade é que essa TKT só veio pra estragar o ambiente pacífico da torcida do Botafogo.
    Se o senhor está preocupado verdadeiramente com a paz, e não em auto-promoção, deveria buscar contato com os delinquentes da TKT.

    ResponderExcluir
  24. O máximo que o Sr conseguirá com esse texto é o prejuízo para uma torcida séria. Parabéns pela inversão de valores. IDIOTA.

    ResponderExcluir
  25. andrezão nao é mole não perde mais uma eliçao

    ResponderExcluir
  26. ANDRÉ TA COM MEDO DE PERDER NAS URNAS AGORA EM

    ResponderExcluir
  27. parabens prof,continue o trabalho

    ResponderExcluir
  28. VIXE OS CARA DA TAL FFT PERDERAM A LINHA,VAI EM FRENTE PROF, DESMASCARA O ANDRÉ TRINDADE,OPORTUNISTA....VAI TRABALHAR ANDRÉ !!

    ResponderExcluir
  29. estão punidos agora.....que feiooooooooo

    ResponderExcluir
  30. parabéns pelo texto .... acho que nao faltou acrescentar nada... é mais uma vez o sistema que nao funciona tentando resolver uma situação complexa de forma simples... uma agremiação não pode ser punida e ter seu trabalho que é realizado diariamente e com dificuldade, jogado no lixo por causa da irresponsabilidade de um ou outro membro. A briga entre torcidas se torna a cada dia uma imbecilidade ainda maior, já que pelas autoridades, elas fazendo o certo estão erradas... e cada brecha a mais que as agremiações derem pra quem quer extingui-las agir, será um passo a mais para o fim delas. A rivalidade tem que existir sim, mas a violência entre as t.o já está na hora de ter uma trégua, visando um futuro positivo para cada uma delas que, mesmo com as dificuldades são as grandes responsáveis pela festa nos estádios.

    ResponderExcluir
  31. NOSSA UNIÃO NOS DÁ O PODER DE SER MANCHA VERDE". Todos pelo NOSSO PALMEIRAS!

    ResponderExcluir
  32. a mancha verde vai sempre esta apoiando vanderlei de lima

    ResponderExcluir