segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MANIFESTO PELA PAZ EM BELÉM DO PARÁ


MANIFESTO PELA PAZ
FRENTE À VIOLÊNCIA ENTRE TORCEDORES DE BELÉM DO PARÁ, UM APELO SERENO, OBJETIVO E FIRME DA TOPPAZ
            Aos irmãos e amigos de Belém do Pará, sempre muito acolhedores, pedimos licença para dirigir-lhes uma palavra de alerta e pedido de providências ante a violência entre alguns membros de torcidas organizadas dos clubes Remo e Paysandu.
            Fazemos um pedido especial para que você, prezado(a) irmão(ã), espalhe ao máximo este MANIFESTO, seja por via impressa, tirando cópias, seja por via eletrônica, e-mail, facebook etc.
RIVALIDADE NÃO É INIMIZADE
Rivalidade não deve ser tida como sinônimo de inimizade, haja vista que uma partida de futebol, salvo interrupção por força maior, só pode terminar de dois modos: com a vitória de um time e a consequente derrota do outro ou com empate, se ambos tiverem o mesmo rendimento em campo. Quem compreende isso, entende de esportes, pois após os jogos há que se ter ‘espírito esportivo’ e assim ‘saber ganhar e perder com classe, com elegância’ como bem nos lembra o renomado filósofo Demerval Savianni, da Unicamp, no prefácio do livro Futebol e violência.
VIOLÊNCIA E O VALOR DA VIDA EM DEUS
Apesar do que foi dito acima, o que às vezes se vê é o predomínio da brutalidade de torcedores contra seus rivais ou até mesmo contra membros do seu próprio clube. Ora, são essas bestialidades que levam 60% da população brasileira – segundo o jornal Lance!, de 18/08/10, p. 26 – a exigir o fim das organizadas. Essa imensa parcela do povo – acreditamos – não julga os grupos em si, mas o vandalismo neles presente.
Sob esse cenário, os torcedores necessitam de uma vez por todas demonstrar respeito para com o próximo de maneira a criar um ambiente pacífico nos estádios, sem qualquer espécie de violência. Indispensável que as brigas e mortes sejam interrompidas, pois a vida é um dom de Deus e só ele pode dá-la e tirá-la (cf. Dt 32,39).
O CLAMOR DA OPINIÃO PÚBLICA SE VOLTA PARA:
OS LÍDERES DE TORCIDAS ORGANIZADAS: para que se reúnam urgentemente dentro da própria torcida a fim de tratarem de uma verdadeira proposta de PAZ entre seus membros e expulsarem quem não se adequar à proposta pacificadora.
Uma vez feitos os procedimentos internos – que devem ser rápidos, pois versam sobre vidas humanas –, é o momento de fazerem acordos com os rivais (com documentos assinados) a fim de traçar metas definitivas pela PAZ na cidade.
O MINISTÉRIO PÚBLICO, que no uso de suas atribuições constitucionais, fiscalize essas agremiações torcedoras e denuncie ao Poder Judiciário os abusos ali cometidos a fim de que a impunidade chegue ao fim.
ÀS POLÍCIAS: Civil e Militar que, ante qualquer suspeita nas ruas ou sedes de torcidas e após os procedimentos cabíveis em lei, conduzam os suspeitos à delegacia a fim de que providências sejam realmente tomadas e encaminhadas, posteriormente ao Ministério Público.
AS ENTIDADES DE PRÁTICA E ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA: Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Federação Paraense de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol, que demonstrem sensibilidade com o problema da violência e atuem efetivamente com os demais órgãos para o retorno da PAZ nos estádios.
ÀS AUTORIDADES ELEITAS PELO VOTO POPULAR: vereadores, prefeito, deputados estaduais e federais, senadores e governador do Estado a fim de que se mostrem interessados na solução da violência entre torcedores organizados.
Você tem, prezado leitor, o direito e o dever de cobrar dos políticos eleitos que eles atuem nessa situação crítica em que vivemos em Belém do Pará.
A TOPPAZ SE COLOCA À DISPOSIÇÃO
TOPPAZ (Torcida Organizada Pela Paz) é um movimento de iniciativa popular que deseja, por meio de medidas simples e eficazes, ajudar para que a PAZ reine no futebol, por isso se coloca à disposição dos líderes de torcidas organizadas e autoridades a fim de ajudá-las na concretização do verdadeiro objetivo de uma torcida organizada: apoiar e incentivar o seu time do coração (artigo 2º A do Estatuto do Torcedor). Apenas isso!
Reforçamos, pois, o CONVITE ao povo paraense para que se empenhe de verdade na distribuição deste manifesto. Deus o recompense copiosamente!
Em 6 de janeiro de 2014.
Assinam: Felipe Bertasso Tobar e Vanderlei de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário