quinta-feira, 21 de março de 2013

MANIFESTO PELA PAZ NO CLÁSSICO DE CAMPINA GRANDE




“MANIFESTO PELA PAZ NO CLÁSSICO DE CAMPINA GRANDE”

A TOPPAZ PERGUNTA: QUE CLÁSSICO TEREMOS EM CAMPINA GRANDE?

            Há quem pergunte: o clássico entre Treze e Campinense será de PAZ? – Nossa resposta é simples e objetiva: Depende, em partes, de você. Sim, de você que lê este texto agora.

            Não importa, neste trabalho sobre a PAZ, quem é você: torcedor do Campinense ou do Treze, membro de torcida organizada ou não, adolescente, jovem ou já casado(a), pai ou mãe de família, avô, avó ou qual seja sua profissão.

            Acredite que você – só você que está lendo – pode fazer muito pela PAZ NOS ESTÁDIOS. De que modo? – Tornando-se um (a) promotor(a) da PAZ. Comente, escreva, poste na internet, confeccione cartazes, faixas ou símbolos sobre o clima de alegria que você quer sentir nesse próximo clássico

            Sem tempo para isso? Não se desespere! Tire algumas cópias deste texto sobre a PAZ e repasse. Peça a seus amigos que também façam o mesmo. Por que não?

            A TOPPAZ (Torcida Organizada Pela Paz) apela para quatro importantes setores da sociedade paraibana:

            AO POVO EM GERAL: a fim de que se vir e ouvir algo de estranho (planejamento de brigas, postagens provocativas na internet, pichações etc.) que atentem contra a PAZ, denuncie anonimamente ao 190, da Polícia Militar ou ao Ministério Público, Federação Alagoana de Futebol. Se conseguir filmar ou fotografar atos de vandalismo, mande às autoridades competentes acima mencionadas e à imprensa.

            Lugar de torcedor é no estádio, em PAZ, e de bandido travestido de torcedor é na cadeia ou, se doente, em hospitais especializados, mas não na rua fazendo mal aos outros. Denuncie para o seu bem e para o bem de todos.

            ÀS TORCIDAS ORGANIZADAS DO TREZE OU DO CAMPINENSE: desejamos explicar algo que o calor da emoção e da rivalidade (doentia, às vezes) nem sempre permitem ver e, por isso, prejudicam a PAZ:

            - Um jogo normal só pode terminar com dois resultados: a vitória de um e a consequente derrota de outro ou empate, se os dois times tiverem igual desempenho em campo;
            - O jogo é dentro das quatro linhas. Fora delas, cabe às torcidas apoiarem cada uma o seu time com belas letras de incentivo ao Clube e não com cânticos de provocações ao rival ou de busca de confusão no estádio ou fora dele;
            - Vários torcedores (talvez até mesmo você que está lendo agora) pode pensar: “Não estou nem aí com a PAZ, sou disposição, vou bater, tomar becas, faixa, bandeira de troféu, quero mostrar nosso lado guerreiro. Nossa torcida é de pista e já era”.
           
Isso é puro engano! As verdadeiras torcidas organizadas não foram criadas para utilizarem o futebol como pretexto para medirem suas desavenças e propagarem a violência em confronto com outras torcidas.

Ainda que as notícias locais informem a morte de um líder de Torcida, a experiência nos mostra que qualquer cogitação de vingança muito provavelmente prejudicará terceiros inocentes, como infelizmente ocorreu no último dia 17/03 na cidade do Recife, após o clássico entre Sport Recife e Santa Cruz. Na ocasião “um menino de 2 anos foi atingido por uma pedra no olho durante uma briga entre torcedores do Sport e do Santa Cruz. O garoto estava em um ônibus no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, quando torcedores rubro-negros que estavam dentro do veículo lançaram uma bomba em direção a tricolores que estavam em motocicletas. Os tricolores revidaram e uma pedra acertou a criança na cabeça[1]”.

   É preciso lembrar que o país tem leis e estas já estão sendo aplicadas contra os torcedores que não querem a PAZ e criam confusões nos dias de jogos ou fora deles se escondendo nas torcidas organizadas. Segundo o artigo 41-B do Estatuto do Torcedor,  quem promover tumulto, praticar ou incitar a violência, no interior ou em um raio de até 5km do estádio, ou invadir local restrito aos competidores, poderá ficar de 1 a 2 anos atrás das grades e ser obrigado a pagar uma vultuosa multa em dinheiro.

            Também entoar músicas ofensivas e violentas nos estádios ou seus entornos é punível pelo artigo 13-A, incisos IV e V do Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT). E mais: se um membro da torcida organizada aprontar algo e for pego, a torcida responde solidariamente pelo ato ilícito desse torcedor, segundo o artigo 39-B do EDT, podendo ainda ficar até três anos fora dos estádios nos termos do artigo 39-A!!

            Fica, pois, um apelo aos líderes de torcidas organizadas (presidentes, diretores, puxadores etc.) para que vigiem seus membros no que eles postam na internet ou planejam para o dia de jogo ou na semana que antecede à partida. Intervenha. Não deixe que estraguem a festa do povo e sujem o nome da sua torcida e do futebol nacional.

            ÀS AUTORIDADES – Juízes de Direito, Ministério Público, Comissário de Menores (Conselho Tutelar), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal para que sejam rígidos na vigilância e apliquem a Lei, sem margem para impunidades, aos desordeiros contrários à PAZ.
           
            À IMPRENSA DE CAMPINA GRANDE fica um apelo também: sejam, como sempre, profissionais da comunicação séria e objetiva. Divulguem a festa nas arquibancadas e não sensacionalizem eventuais episódios de violência. Esses deixem ao cargo das autoridades resolverem.

            EM CONCLUSÃO

            Apelamos, em nome de Deus, para que povo, torcedores, autoridades constituídas, imprensa enfim, você que lê agora este texto, lute por um clássico de PAZ.

            Amparo, 19 de março de 2013.

Vanderlei de Lima                                                                       Felipe Bertasso Tobar

TOPPAZ (Torcida Organizada Pela PAZ)


DISTRIBUA AO MÁXIMO ESTE MANIFESTO! DEUS O (A) RECOMPENSE!

2 comentários:

  1. Ei Tobar, indique meu blog aí também entre seus recomendados: www.gustavodelbin.blogspot.com.br .
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tobar.
    Adicionei este post no meu blog, junto com o da CBF e do Palmeiras, ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir