quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os doze principais segredos do mercado de transferências.

Abaixo, detalho os 12 principais segredos listados para os clubes atuarem no mercado de transferências.

1 - Não permita que um novo técnico desperdiça dinheiro com transferências;

2- Use a sabedoria das massas (quanto mais opiniões melhor);

3- Astros de Copas do Mundo ou campeões europeus recentes são sobrevalorizados.
Ignore-os;

4 - Certas nacionalidades são sobrevalorizadas;

5 - Jogadores mais velhos são sobrevalorizados;

6 - Centroavantes são sobrevalorizados; goleiros são subvalorizados;

7 - Os cavalheiros preferem os louros: identifique e abandone "preconceitos visuais";

8 - O melhor momento para comprar um jogador é quando ele tem 20 e poucos anos;

9 - Venda qualquer jogador quando outro clube oferecer mais do que ele vale;

10 - Substitua seus melhores jogadores antes mesmo de vendê-los;

11 - Compre jogadores com problemas pessoais e os ajude a superá-los;

12 - Ajude seus jogadores a se adaptar;

Como opção, os clubes podem simplesmente se aferrar à sabedoria convencional!

COMENTÁRIOS:

A maioria dos clubes no mundo inteiro, ainda não utilizaram estas premissas básicas para formarem grandes equipes, vencedoras de títulos, sobretudo angariadoras de grandes cifras, investimentos, patrocinadores.
Trazendo à baila estas valiosas regras ao contexto dos clubes de futebol brasileiros, vislumbramos um cenário ainda pior. De plano, caracterizaria as gestões administrativas dos departamentos da maioria dos clubes de futebol de nosso país, por passionais, amadoras e despreparadas.

Pense no seu clube de coração ou até mesmo o de sua cidade. Pensou? Ótimo. Façamos então, uma simples comparação a partir dos doze itens que acima disponibilizei para avaliarmos quais encontram-se cumprindo tais determinações que conforme exemplos do livro que serve de inspiração para este post (Olympique de Lyon, Arsenal e o Northest Forest dos lendários Brian Clough e Peter Taylor), resultaram em casos de grande sucesso, tanto esportivo como financeiramente. Acrescentaria ainda, F.C Porto, Sport e Lisboa Benfica e São Paulo F.C.

Item 1: Seu clube permite que o novo técnico quando desembarca no clube, traga jogadores desconhecidos que já treinou em outros clubes? Se sim, seu clube está em um certo retrocesso, haja vista que o treinador não se importa se os novos jogadores darão certo, até por que meses depois já estão juntos novamente em outra equipe. Ademais, muitos destes jogadores são dispensados quando chega um novo treinador e assim teremos multas rescisórias altas, atreladas a ações trabalhistas constantes.

Item 2: Quem contrata no seu clube? Treinador? Dirigente de Futebol? Olheiros? A chave do sucesso é ouvir a opinião das "massas" e deixar os treinadores de lado, entretanto sempre a par da situação. Angariar profissionais especialistas em observar jogadores e reuni-los junto do Presidente e do Diretor de Futebol, que diga-se de passagem, deverá ter estabilidade no Clube, é o que se deve fazer.

Item 3: Seu clube contrata ou contratou recententemente, Astros de Copa do Mundo ou campeões europeus recentes? Geralmente, espera-se muito deles após uma fabulosa temporada, entretanto, o futebol já nos mostrou que é o inverso que acaba ocorrendo. Pressão por resultados e uma má-adaptação podem ser as causas do fracasso.

Item 4: Seu clube apenas contrata paulistas? cariocas? gaúchos? Ou como faz o Athletic Bilbao, só contrata jogadores da região do clube? Ou, então só contrata jogadores de países que foram campeões, olvidando-se de que mesmo em seleccionados derrotados, existem melhores jogadores e em preços mais acessíveis.

Item 5: Seu clube contrata medalhões em fim de carreira, por preços excessivamente altos? Somente será benéfico se trazerem lucros com marketing e patrocínio ou se a liga em que estiverem jogando for fraca. Muitos não se cuidam mais, atuam com descaso, pois, já ganharam tudo no exterior. Cuidado, estas contratações podem ser um equívoco.

Item 6: Centroavantes são sobrevalorizados. Goleiros são subvalorizados. Esta é a tendencia natural do mercado. Se sua equipe sabe lidar com este posicionamento e conseguir não atuar na mesma linha, se sairá bem, conforme os exemplos demonstraram.

Item 7: O perfil externo, o bio tipo perfeito, o jogador que atrae as fãs pela beleza, na maioria das vezes não é o ideal. Seu clube possui olheiros especificos para cada posição? Isto é fundamental para o sucesso nas contratações.

Item 8: Seu clube investe na contratação de jogadores nesta faixa etária? Jogadores como Michel Bastos no Lyon, Van Persie, Arshavin no Arsenal, Maxwell no Barcelona e Belluschi no Porto fazem muito sucesso. Dagoberto no São Paulo também. Eles estão em estágio de amadurecimento um pouco mais avançado e ao contrário dos mais jovens, já sabem o que querem ser no futuro com mais clareza.

Item 9: Seu clube vende um jogador que está no auge da carreira? Ou segura-o, mesmo com tantas investidas? Por certo que somente se o jogador for magistral, o clube conseguirá vendê-lo posteriormente com valores mais elevados dos que os oferecidos quando realizaram a primeira investida. Agir com racionalidade e vendê-los no momento em que se oferece mais do que ele vale, é garantia de retorno financeiro, com boa margem de lucro para novas contratações.

Item 10: Quando um jogador muito importante para a equipe é vendido, seu clube já se antecipará e contratará outro para preencher o espaço vazio? Ou espera ser vendido e só depois vai a busca de um novo atleta? Como o livro aborda, contratar previamente a saída do outro jogador, se faz essencial, principalmente por que se gasta menos, em virtude de que o clube que lhe venderia o jogador para preencher a vaga, elevaria os valores por saber da sua urgente necessidade.

Item 11: Seu clube possue um setor que auxilia bons jogadores que possuem algum tipo de dependencia? Ou simplesmente não os contratam, mesmo sabendo que poderiam dar retorno nas quatro linhas, por saber de seus problemas pessoais, com drogas, mulheres, bebidas, apostas. Tratar os jogadores não como mercadoria, mas como seres humanos, de fato, será uma surpresa para muitos, mas deve-se apostar na reestruturação destes atletas sempre junto de um departamento especializado e do apoio moral e constante do Treinador da equipe.

Item 12: Seu clube fornece o chamado "auxilio adaptação" aos atletas recém chegados? Busca escola para os filhos? Emprego para as mulheres? Aulas de linguas para toda a família? Mostra as variedades que a nova cidade pode oferecer? Apresenta o novo clube aos atletas e aos jogadores? Enfim, garante a logistica do novo jogador e de sua nova familia, até ambos estarem adaptados? As vezes, gasta-se milhoes na contratação e nada com a adaptação. Nestes casos, os altos valores da transferencia são jogados literalmente pelo ralo, pois não se investiu mais alguns mil euros, reais ou doláres no bem-estar e felicidade do novo contratado.

Portanto, se você leitor, for um dirigente de clube, sabe agora como proceder nas diretrizes da gestão da atual temporada. Estas ações além de trazerem dinamismo a administração, atrairão mais bons jogadores, titulos e reconhecimento.
Como bem resumiu o atual Presidente do Lyon, Sr. Aulas, o futebol hoje deverá ser encarado pela palavra "moneyball" (bola de dinheiro). "Com o tempo, quanto mais dinheiro um clube ganha, mais partidas ganhará, e quanto mais partidas ganhar, mais dinheiro ganhará".

Você pode até perder uma partida, mas a longo prazo você ganhará muitas outras. Meus caros, o futebol tem sim, racionalidade!

Aconselho a leitura! De fato, se mostra muito interessante e enriquecedora!
Grande abraço,

Fiquem com Deus!


FELIPE TOBAR


FONTE BIBLIOGRÁFICA:

Extraído do Livro SOCCERNOMICS - POR QUE A INGLATERRA PERDE,A ALEMANHA E O BRASIL GANHAM, E OS ESTADOS UNIDOS, O JAPÃO, A AUSTRÁLIA, A TURQUIA - E ATÉ MESMO O IRAQUE - PODEM SE TORNAR OS REIS DO ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO.
Autores: Simon Kuper e Stefan Szymanski

2 comentários:

  1. Dicas valiosas auxiliam no sucesso de qualquer negócio. A listagem que foi oferecida traz informações que dirigentes/treinadores/jogadores/agentes já deveriam saber.
    Fato é que hoje no Brasil verificamos um movimento inverso ao que foi o futebol em sua disseminação pelo mundo. Atletas nacionais almejam ao futebol estrangeiro, inversamente ao que ocorreu quando o futebol saiu do Velho Continente para proliferar pelo resto do mundo.
    À exceção dos “grandes nomes”, que ultimamente tem voltado a participar das competições nacionais, a maior parte das intenções de nossos atletas é o futebol internacional.
    Os auxílios psicológico, pedagógico e pessoal são fundamentais para a boa adaptação de atletas. Principalmente àqueles que retornam ao país após uma vivência no exterior. A necessidade de bons recursos humanos nos clubes desportivos é evidente, auxilia na acomodação do jogador e contribui positivamente para seu desempenho.
    O futebol é business e deve ser tratado como tal. Dadas as suas especificidades, deve também ser analisado e estudado de maneira única. No entanto, por suas circunstâncias midiáticas, merece ser detalhadamente explanado.
    Garantir ao jogador nacional condições de trabalho e de vida condizentes com a realidade é um grande passo para modificar a mentalidade do “European Dream”. Com isto, poderemos manter nossos talentos por mais tempo em gramados canarinhos e assim fazer do futebol nacional um grande negócio para os que o vêem de fora.
    Que bom seria se pudéssemos utilizar menos a palavra “exportação”, e mais “importação”...

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  2. Felipe, parabéns pelo post.

    Cada tópico lido me remete a um evento ocorrido, tanto no futebol amador quanto no profissional. Talvez o cerne da questão esteja no fato de que algumas instituições são utilizadas em benefício de alguém, e não planejadas para serem rentáveis e duradouras.

    Abraços,

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