sábado, 12 de fevereiro de 2011

Polícia de Manchester faz promoção em ‘hotel’ para hooligans no clássico

A polícia de Manchester abdicou da força por um instante e resolveu usar a criatividade. Foi além do que qualquer autoridade pensaria. E, em tom irônico, criou um site com uma promoção para os hooligans que estarão envolvidos com o clássico entre United e City, neste sábado, no Old Trafford, pelo Campeonato Inglês. O “hotel” Drunken Disorderly Inn (Bêbados Desordenados) abrigará quaisquer torcedores que causarem problemas com o luxo de quem foi premiado recentemente como uma acomodação de “cinco algemas”.

Os encrenqueiros serão detidos até a próxima segunda-feira, quando o tribunal da cidade abre para julgamentos. Apesar de aparentar ser muito melhor do que uma prisão, as conseqüências também não são nada agradáveis: três a cinco anos de afastamento dos estádios e bares, ficha criminal, multas, sentenças de prisão nomes manchados nos jornais, possível perda de emprego, desagregação familiar...






Beba responsavelmente, seja educado, evite confusões e aproveite o futebol ou passe o fim de semana conosco. A escolha é de vocês – disse o comunicado.



O check-in pode ser feito a partir de uma multa inicial de R$ 212 que pode atingir até R$13,3mil. As celas, apresentadas pelos próprios guardas, em vídeo são compactas e possuem banheiro e cama simplórios.
Os prisioneiros tem direito a uma ligação, conforto, comida quente e, claro, a segurança.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM - Manchester, Inglaterra.
Comentários:
De fato, que o cenário brasileiro se comparado ao cenário europeu, no que tange ao combate a violência e consequente promoção da paz nas praças esportivas, nos envergonhará. Entretanto, se começarmos a implantar as mesmas medidas, adaptando-as para realidade brasileira, por certo que poderemos alcançar em médio e longo prazo, ótimos resultados.

O Estatuto do Torcedor em 2003 e "renovado" em 2010, foi criado justamente com este foco. Promover um ambiente pacifico, organizado, confortável e seguro. Retirar os vandâlos ou "hooligans", tanto do entorno como dos estádios, sempre se mostrou um objetivo imediato e indispensável para a pacificação nestes eventos. Ocorre que tal objetivo é, a meu ver, uma prática equivocada, não pelo intuito que diga-se de passagem, se mostra urgente, haja vista que se faz necessário retirar e coibir a ação de violentos torcedores, mas pelo fato de estarmos queimando importantes etapas no desenvolvimento da relação torcedor (consumidor) - clubes.

Primeiramente, devem todos os envolvidos no meio esportivo, entenderem que o futebol hoje, não é mais uma prática informal, amadorística, passional. O termo "bussiness" já se incorporou no cenário do futebol mundial, entretanto carece de ganhar terreno nos relvados nacionais. Como é cediço, faltam ações de aproximação por parte dos clubes para angariar mais sócios e consequentemente investir maçicamente em políticas de tratamento ao torcedor. Este, deverá ser o primero e sobretudo o principal alvo de ações por parte dos clubes e governo federal. O torcedor precisa ser tratado como já é feito, em cinemas, teatros, shopping centers, restaurantes, supermercados, lojas, etc.


Imaginem, os estádios brasileiros, com estacionamento próprio e organizado, filas sendo respeitadas, acesso adequado para pessoas especiais, alimentos e bebidas de boa qualidade, banheiros limpos, assentos confortáveis, pra não se alongar mais!

Os clubes brasileiros que entenderem mais rapidamente que é através do torcedor que se pode montar uma equipe competitiva, vencedora, como é o caso do Barcelona, guardadas e ressalvadas as devidas proporções, com certeza sairão na frente e terão exito a médio e longo prazo. Clubes como, Grêmio, Internacional e São Paulo, hoje, sabem que a chave do sucesso é esta. Não por acaso, sempre estão nas finais dos campeonatos que disputam, aumentando com isso o numero de sócios, numero de patrocinadores, investidores...

Assim, com um ambiente propício ao retorno das familias e da paz nos estádios, os vandalos torcedores, não conseguirão se adequar a esta nova realidade. Acostumados com constantes confrontos entre torcidas, mal tratamento por parte dos clubes no que pertine a infra-estrutura dos estádios (banheiros sujos, alimentos caros e ruins) ou, sairão de vez deste novo local ou terão que se auto-remodelar para poderem fazer parte e acompanhar os jogos dos times de coração.


Importante, ainda, reiterar que ao Governo Federal, é necessário reeducar os policiais militares que fazem a segurança nos dias de futebol. É preciso que desde as escoltas, não tratem o torcedor como um bicho, onde podem descer a "porrada", como constantemente fazem. É, também por estas ações que os torcedores extravasam sua raiva, dentro das praças esportivas e assim promovem este horripilante e tenebroso cenário que hoje estamos vivendo.
Ao contrário do que se evidencia na matéria trazida à baila, nossos carceres não são reeducativos/ressocializadores, mas sim incentivadores de uma crescente violência, atrelada a um consumo de drogas.


Conforme, assistimos diariamente nos arredores dos eventos esportivos, infelizmente o nosso Estatuto do Torcedor, precisa ser mais divulgado para alcançar sua eficácia. Medidas como esta, que acontece na Inglaterra, são sim, imprescindíveis, desde que ocorram em condições de tratamento humanas, diferentemente do que acontece aqui. Também, ressalta-se que os torcedores que infringem a nossa lei, pouco se importam para os efeitos decorrentes dela, em virtude da clara impunidade que hoje imputa-se.
Ouso duvidar de que se estes torcedores cometessem os mesmos erros na terra da Rainha, após passar um final de semana neste hotel de 5 algemas, voltariam a praticar os mesmos atos. Poderiam até voltar a praticar, mas não mais nas praças esportivas, até por que estariam impedidos de entrar, conforme sinalizou a reportagem.


Quiçá, com Copa do Mundo e Jogos Olimpicos e ParaOlimpicos, o desenvolvimento do esporte nacional tome o caminho do profissionalismo, não só com os torcedores, mas também com as gestões administrativas. Com a esperança de ver o Estatuto do Torcedor cumprido em sua plenitude, é que peço aos torcedores e clubes brasileiros, para que respeitem a lei e promovam ambientes esportivos sadios, pacificos, com conforto, segurança e muita festa.


Promover a paz é o caminho. Tratar bem os torcedores é a solução. Investir em segurança é necessário. Fazer cumprir as penas imprescindível.


Aos órgãos controladores do desporto nacional, lhes digo: Copiar os bons exemplos não é vergonha nenhuma!
Grande Abraço,
Fiquem com Deus e um ótimo final de semana!
FELIPE TOBAR


ps.: enquanto escrevia este artigo, o clássico acontecia em Old-Trafford. Final de jogo, Man. Utd 2 x 1 Man. City, com direito a um golaço de Rooney!




Nenhum comentário:

Postar um comentário