domingo, 21 de agosto de 2011

Tiroteio em estádio mexicano. Qual a relação deste episódio para com os estádios brasileiros?



A partida entre Santos Laguna e Monarcas Morelia, válida pela primeira divisão do Campeonato Mexicana, foi interrompida e suspensa depois que um tiroteio foi ouvido no entorno do estádio Territorio Santos Modelo, em Torreón, na noite deste sábado.

Logo que ouviram o som dos disparos, os jogadores das duas equipes foram rapidamente para os vestiários para se refugiarem. Os torcedores também correram pelo gramado em busca de um local mais seguro. O confronto estava com 40 minutos do primeiro tempo.

De acordo com o jornal mexicano El Universal, as autoridades informaram que um policial ficou ferido, mas a situação já teria sido controlada. As primeiras informações dão conta de que o tiroteio durou cerca de cinco minutos e começou depois que uma caminhonete branca não parou em uma barreira policial. Pouco depois da confusão, o presidente do Santos Laguna, Alejandro Irarragorri, foi ao centro do gramado ao lado do goleiro e capitão Oswaldo Sánchez, para tentar acalmar o público. Com um microfone na mão, ele utilizou o sistema de som do estádio para dizer que o tiroteio havia parado, anunciou que não havia feridos dentro do estádio e disse que os torcedores poderiam ficar ali até ficarem tranquilos para deixarem o local.

A Federação Mexicana informou que a partida foi oficialmente suspensa e que ainda não há data para um novo encontro entre os times.

- Desde que começou esta penosa situação, recebemos relatos do comissário da partida, falamos coma diretoria do clube, com as autoridades do estádio e tomamos a decisão de suspender a partida. O primeiro e mais importante são as pessoas. A situação foi tranquilizada, o imóvel foi evacuado corretamente. Agora estamos vendo como e quando podemos remarcar a partida, seja amanhã ou depois, isso é secundário - afirmou Decio de María, secretário-geral da Federação Mexicana, em coletiva na Colômbia, onde a seleção mexicana conquistou o terceiro lugar no Mundial sub-17.
Nesta segunda-feira, uma reunião na Federação Mexicana irá discutir o assunto com os clubes.

- O que aconteceu hoje foi fora do estádio, mas afeta o futebol. Neste sentido, nesta segunda haverá uma reunião com todos afiliados que possam comparecer para avaliar o tema e tomar decisões sobre o que vem pela frente - destacou de María.
Pelo Twitter oficial do clube, o Monarcas Morelia afirmou que o elenco estava bem e que voltaria para casa nas próximas horas.






















FONTE: GLOBO ESPORTE.COM




COMENTÁRIOS:

Caríssimos leitores, hoje escrevo de maneira sucinta, apenas para colocar em debate uma questão importantíssima acerca da infra-estrutura e do modelo organizacional dos estádios brasileiros. Tomando-se em conta os grandes eventos desportivos que estão por chegar em nosso País, no intervalo dos anos de 2013 a 2016, o tema certamente acaba por assumir maior relevância.

Caso ocorresse em estádios brasileiros um fato semelhante a este, quais praças desportivas estariam preparadas para realizar a bem sucedida evacuação em massa de torcedores ao gramado?

Certamente aqueles que não possuem em suas estruturas fossos, alambrados, vidros acrilicos ou qualquer outro tipo de divisória entre arquibancada e campo de jogo. Todavia, meus caros leitores, existiria algum estádio em nosso país que não tenha qualquer dos obstáculos acima mencionados? Indo mais além, existe algum estádio em condições para oferecer segurança exigida pelo caderno de encargos da FIFA, ainda que ela não desobrigue a presença de fossos (o que é um enorme erro, por todas as razões já descorridas em post anterior.

Se a resposta for positiva, por favor, deixe o seu comentário e informe o nome do estádio. Os torcedores brasileiros, como eu, tem o direito de saber.
Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário